Com Silverio Chiaradia
No ano de 1971, enquanto o mundo continuava acompanhando a Guerra do Vietnã e as Missões Apollo ainda pousavam na Lua, formava-se no Inatel a terceira turma de engenharia, da qual saiu Silvério Chiaradia. O novo engenheiro natural de Itajubá, MG, encerrou a jornada em Santa Rita do Sapucaí e partiu direto para os braços da gigante IBM onde permaneceu por 25 anos.
Só que a engenharia não veio assim, tão naturalmente para a vida do Silvério, que primeiro passou pelo Seminário para um curso clássico de Filosofia, até ministrou aulas da disciplina. “Não vi futuro naquilo, fiz cursinho e fui fazer Engenharia” relembra o empresário. “O Inatel foi uma opção excelente e um desafio, meu primeiro ano foi complicado porque os colegas que vieram da Escola Técnica de Eletrônica entendiam tudo e se saíam muito bem, enquanto para mim era pura novidade”. Horas e horas na biblioteca e o engenheiro conseguiu se manter no ritmo da classe, até se formar com emprego garantido e casamento também, este último aconteceu simultaneamente ao trabalho na IBM e consequente mudança para a América do Norte.
Dali em diante, a decolagem profissional foi supersônica!
Hoje nosso ex-aluno mora em uma chácara em sua cidade natal e continua trabalhando em home office, como ele mesmo diz: calmo, tranquilo e produtivo. Orgulha-se ainda de ter completado em 2022 seus 50 anos de casado, realmente um feito e tanto! São cinco filhos e quatro netos que levam seu legado adiante. Inclusive, seu mais novo é pesquisador na Universidade de Melbourne, na Austrália.
O profissional, que nunca parou de aprender e empreender, fez da genealogia seu mais novo hobby e não deixou que um pouco de atrite o atrapalhasse a conhecer de onde viemos e quem nos precedeu.