Introdução

Projeto
Otimizar recursos de enfermagem e entreter pacientes são objetivos da Amiko. Uma assistente virtual tem inúmeras aplicações úteis para uma pessoa acamada ou em isolamento. Por meio dela, é possível fazer diversas solicitações, que chegarão de forma precisa à equipe de enfermagem, podendo ser rapidamente resolvidas. Para reduzir a sensação de abandono, há perguntas periódicas e encaminhamento das respostas. Além de respostas padrão para perguntas como “a que horas é o jantar?” ou “que horas são?”, existem solicitações específicas, como: “sinto dor” ou “preciso ir ao banheiro”, as quais serão direcionadas imediatamente para a equipe, com as devidas prioridades. Controle da iluminação e dos eletroeletrônicos é uma facilidade que a Amiko proporciona, com o intuito de reduzir os chamados.
Funcionamento
Resultados
Graças à utilização de uma assistente virtual comercial, o processo de reconhecimento de voz é maduro o suficiente para processar diversos sotaques e gírias, facilitando a comunicação. Quando há uma solicitação, o sistema reconhece o dispositivo do qual partiu o chamado, identificando o leito e o nome do paciente. Com o chamado aberto, pode-se fechá-lo manualmente, diretamente pela central na ilha de enfermagem, ou no próprio leito, comunicando à assistente que o atendimento está sendo realizado. A automação do leito mostrou-se uma das funcionalidades mais eficazes para a redução dos chamados.
Curiosidades
Bibliografia
Alexa Skill Kit - https://developer.amazon.com/en-US/alexa/alexa-skills-kit/get-deeper/custom-skills.
Start em Windows App - https://docs.microsoft.com/pt-br/visualstudio/ide/create-a-visual-basic-winform-in-visual-studio?view=vs-2019.
Alexa em hospitais - https://www.tecmundo.com.br/software/139145-alexa-vira-enfermeira-instalada-quartos-hospitais-eua.htm#:~:text=Dispositivos%20Alexa%20Echo%20serão%20instalados,medicamentos%20e%20controlar%20a%20televisão.
Aluno
Roberto Luiz Assad Pinheiro
Engenharia de Controle e Automação