Introdução

Atualmente, saber uma segunda língua é algo importante. Internacionalmente falando, por ser um idioma muito utilizado na engenharia, encontrado em documentações, literaturas, artigos, manuais, softwares e afins, uma das línguas mais utilizadas é a língua inglesa, que por esses motivos, se tornou essencial, sendo assim, no mercado ele acaba não sendo mais apenas um diferencial, mas um pré-requisito. Desse modo, a fim de criar uma nova ferramenta que auxilie as pessoas no aprendizado e que as deixem interessadas no conteúdo, é proposto um jogo intitulado "Animals in Space".
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Projeto

O projeto consiste em um jogo eletrônico composto por quatro telas, sendo elas: o menu principal, os créditos, o jogo em si e a tela de fim de jogo. Sua principal função é auxiliar no processo de aprendizagem da língua inglesa para pessoas de qualquer idade que sejam leigas no assunto. No menu principal, é possível acessar a tela de créditos e o jogo em questão, que foi desenvolvido como um jogo competitivo entre dois jogadores, onde o objetivo de cada um, é coletar primeiro o item que corresponde a uma palavra especifica que aparece na tela durante a partida, onde a cada item coletado, o jogador ganha pontos e é gerada uma nova palavra, assim, ganhando o jogador que obter uma pontuação maior.
Assim que finalizada a partida, é apresentada a tela de fim de jogo, mostrando as pontuações.

Funcionamento

O jogo Animals in Space foi criado usando o Unity, o Microsoft Visual Studio e o Adobe Photoshop.Os softwares Unity e Microsoft Visual Studio foram utilizados para o desenvolvimento de toda a mecânica e funcionamento do jogo. Por meio de scripts criados na linguagem C#, foi possível programar todos os elementos

e interações que acontecem no jogo, como os movimentos dos personagens (onde os jogadores controlam), a geração de novas palavras indicando qual animal precisa ser encontrado e a geração de animais pelos mapas para poderem ser coletados. O software Adobe Photoshop foi utilizado para a criação de toda a parte gráfica e visual do jogo, como os alienígenas, os animais gerados, o mapa do jogo e todos os demais elementos presentes. Após serem criados no Photoshop, os mesmos são importados no Unity para que possam ser programados, tendo cada um o seu próprio script. O protótipo final pode ser jogado em um computador.

Resultados

A versão final do projeto passou por diversas modificações e correções até estar finalmente concluída e pronta para ser jogada. Após todas as ideias iniciais do jogo serem discutidas, foi programado um protótipo do mesmo para poder testar a mecânica do jogo. Para tanto, foram utilizados objetos simples como esferas, quadrados e retângulos para substituírem os elementos do jogo, como os personagens e os coletáveis. Assim, quando os elementos era finalizados, eles eram importados no Unity para serem usados e programados. Durante todo esse processo, o jogo apresentou bugs que foram corrigidos para seu bom funcionamento.

Curiosidades

A profissão de docente atualmente enfrenta vários desafios quando o assunto é despertar a curiosidade de seus alunos durante as aulas. Isso ocorre pelo fato de cada vez mais a tecnologia estar presente em nossas vidas, e métodos antigos  de ensino acabam não despertando o interesse dos alunos durante as aulas. Segundo dados do British Council, o ensino da língua inglesa, requer mais atividades lúdicas e interativas para gerar engajamento dos alunos e maior envolvimento com a língua. Por isso, os recursos didáticos, principalmente tecnológicos, são as principais demandas dos professores.

Bibliografia

BRITISH COUNCIL (Ed). O Ensino de Inglês na Educação Pública Brasileira. São Paulo: British Council, 2015.
Gamificação na educação: o que é e como pode ser aplicada. Disponível em: https://sae.digital/gamificacao-na-educacao/. Data de acesso: 21/08/2020.
A Língua Inglesa no Mundo - English Around the World. Disponível em: https://www.solinguainglesa.com.br/conteudo/ingmundo1.php. Data de acesso: 28/08/2020.

Alunos:

Gabriel de Souza Daniel - Engenharia de Computação 

Luciano Matheus Corrêa - Engenharia de Computação