A resposta à pergunta que dá o título a esta reflexão é: definitivamente SIM! Não só pelo o que já foi comentado, em que as definições de engenharia e inovação se confundem no atendimento das necessidades da sociedade, como também porque os tempos estão mudando cada vez mais rapidamente. Inclusive isto tem como um dos principais motivos a rapidíssima evolução da tecnologia (nossa “praia”...).
Mas tem mais: conforme a empresa de consultoria “Sparks & Honey”, em sua publicação “20 Jobs of the Future”, podemos constatar o seguinte:
- ¨60% dos melhores empregos dos próximos 10 anos ainda não foram sequer criados”
- “No passado, as carreiras eram estáveis, lineares e simples. As pessoas escolhiam um caminho e o percorriam durante todo o curso de sua vida, da faculdade até a aposentadoria”
- Na nossa época, a da informação e da tecnologia, as carreiras sofrem mudanças exponenciais: as carreiras agora são complexas, fragmentadas, especializadas, colaborativas, e sempre envolventes. O mais comum é que a vida do trabalho seja feita de um portfólio de micro-carreiras”
É uma substancial mudança de paradigma, que nos afeta a todos: profissionais, professores, alunos... É época de inovação, mesmo que seja para nos adaptarmos a este novo mundo!
A Equipe do NEmp