Também a resposta, como na semana passada, é SIM! E a instituição de ensino, em qualquer nível, como formadora dos novos membros de uma sociedade em rápida mutação deverá propiciar a eles todas as oportunidades para que se realizem plenamente, pessoal e socialmente.
E como se apresentam nossos alunos do Século XXI, ou “clientes”, se assim podemos chamá-los, apenas para facilitar o raciocínio? (1)
- 54% desejam sua independência, através de uma empresa própria, etc.
- Buscam resultados em curto prazo
- Trabalham na economia produtiva, e procuram usar força coletiva
- Trabalham com outras gerações desde que haja respeito mútuo, igualdade, e troca de conhecimentos
- Procuram ambientes alternativos de aprendizado, ao invés de apenas fazer faculdade
- Trabalham em um propósito que carregam de formas diferentes em momentos diferentes e que permeia todos os ambientes de sua vida
- No trabalho buscam mobilidade, ambiente compartilhado, e aprender novos “skills”
E aí está o grande desafio das instituições de ensino! Serão inovadoras à medida que cumpram seu papel com tal clientela! São novos paradigmas, que sempre trazem em seu bojo muitas ameaças, mas também muitas oportunidades!
Referência:
- (1)“Innovation Camp”, realizado no Inhotim, Belo Horizonte (MG), em 21 e 22 de agosto de 2013, patrocinado pelo Sistema Mineiro de Inovação (SIMI), e organizado pelo Instituto Inovação (Belo Horizonte – MG)
A Equipe do NEmp