Você está acessando nosso website pela primeira vez. Nosso site, objetivando permitir, particularmente, uma melhor interação com você, bem como para permitir funcionalidades para melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados, coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies. Para saber mais sobre a coleta de dados/informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Para ver o formulário de contatos você aceita nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Lembra-se do problema que estávamos tentando solucionar? Só para relembrar, é ele:

Como podemos aumentar o interesse e participação dos alunos nos exercícios, utilizando smartphones?

insights-keyhole

Depois de bem definido o problema, que também foi aceito como relevante, passou-se a montagem do grupo de trabalho, conforme foi descrito nas edições anteriores. Ele foi constituído de três alunos de graduação em engenharia (que também trabalham como monitores, nas empresas da incubadora, etc.), dois funcionários técnico-administrativos, um com formação em engenharia e outro em administração de empresas (mas que trabalham em departamentos diferentes), uma bolsista formada em jornalismo, e um professor. Procurou-se assim, como indicado, alguma diversidade no grupo.

Em uma reunião que durou aproximadamente três horas foi realizada a fase de inspiração, baseada na observação de fotografias de modernos ambientes escolares e de trabalho, de jovens interagindo entre si, etc. Após esta atividade, realizada com o uso de “ferramentas apropriadas", iniciou-se a fase de ideação na qual procurou-se a consolidação das observações dos participantes, primeiro individualmente, e depois em dois grupos.

Estabelecidos padrões de comportamento, pelo exercício de “observação”, já foi possível passar-se a fase de obtenção de insights, que são as interpretações ou explicações para o comportamento e as ações observadas.

Finalmente, após a discussão destes insights, duas ideias tomaram vulto e foram consideradas como relevantes, mesmo que ainda apenas em forma de “conceito”, o que é natural nesta fase.  Estas ideias/conceito serão mostradas nas próximas edições...

A Equipe do NEmp

NOTÍCIAS

{{article.title}}{{article.date}}

Inatel

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

Telefone +55 (35) 3471-9200

Whatsapp +55 (35) 99951-8800