Como podemos aumentar o interesse e participação dos alunos nos exercícios, utilizando smartphones?
Depois de bem definido o problema, que também foi aceito como relevante, passou-se a montagem do grupo de trabalho, conforme foi descrito nas edições anteriores. Ele foi constituído de três alunos de graduação em engenharia (que também trabalham como monitores, nas empresas da incubadora, etc.), dois funcionários técnico-administrativos, um com formação em engenharia e outro em administração de empresas (mas que trabalham em departamentos diferentes), uma bolsista formada em jornalismo, e um professor. Procurou-se assim, como indicado, alguma diversidade no grupo.
Em uma reunião que durou aproximadamente três horas foi realizada a fase de inspiração, baseada na observação de fotografias de modernos ambientes escolares e de trabalho, de jovens interagindo entre si, etc. Após esta atividade, realizada com o uso de “ferramentas apropriadas", iniciou-se a fase de ideação na qual procurou-se a consolidação das observações dos participantes, primeiro individualmente, e depois em dois grupos.
Estabelecidos padrões de comportamento, pelo exercício de “observação”, já foi possível passar-se a fase de obtenção de insights, que são as interpretações ou explicações para o comportamento e as ações observadas.
Finalmente, após a discussão destes insights, duas ideias tomaram vulto e foram consideradas como relevantes, mesmo que ainda apenas em forma de “conceito”, o que é natural nesta fase. Estas ideias/conceito serão mostradas nas próximas edições...
A Equipe do NEmp