Você está acessando nosso website pela primeira vez. Nosso site, objetivando permitir, particularmente, uma melhor interação com você, bem como para permitir funcionalidades para melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados, coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies. Para saber mais sobre a coleta de dados/informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Para ver o formulário de contatos você aceita nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

“Ambiente inovador”

Esquema da Tina Seelig

Ainda conforme Tina Seelig, da Stanford University, as “cabeças inovadoras” necessitam de um entorno ambiental apropriado, de um “ambiente inovador”, cujas características alimentam e são realimentadas pelos três “combustíveis” da criatividade, mostrados na semana passada, conforme a figura que encabeça este post.

1) Cultura:  a “cultura”, conforme senso comum, extrapola o simples conhecimento tecnológico que, no entanto, também é de fundamental importância para o ato de criar. É tudo aquilo que permite ao agente criativo “perceber e sentir o mundo” cada vez mais claramente, além do seu ambiente tecnológico e corriqueiro, do dia a dia.

2) “Habitat”, ambiente: como o agente criativo necessita desenvolver uma imaginação consistente, para “ir além” de seu “habitat” natural, o seu ambiente de trabalho pode favorecer ou não a criatividade. Para favorecer a criatividade, este ambiente deve dar liberdade de pensamento e criação ao agente criativo, tanto no sentido da ambientação física quanto no processo de “funcionamento” (gestão) do mesmo.

3) Recursos:  para criar com produtividade e qualidade, utilizando todos os seus elementos culturais e tecnológicos, o agente criativo deverá contar com os recursos técnicos, ambientais, pessoais e sociais suficientes para o ato de criar. Tais recursos evidentemente dependerão de onde a criatividade deverá ser exercida, para qual área do conhecimento humano ela deverá ser canalizada.

A Equipe do NEmp

NOTÍCIAS

{{article.title}}{{article.date}}

Inatel

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

Telefone +55 (35) 3471-9200

Whatsapp +55 (35) 99951-8800