Você está acessando nosso website pela primeira vez. Nosso site, objetivando permitir, particularmente, uma melhor interação com você, bem como para permitir funcionalidades para melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados, coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies. Para saber mais sobre a coleta de dados/informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Para ver o formulário de contatos você aceita nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Mário Sérgio Cortella realiza palestras no Teatro Inatel

imagem-palestra-cortela-educacao_2_450

 

Diretores e professores da rede pública e de instituições privadas de ensino de Santa Rita do Sapucaí, Pouso Alegre e região estiveram reunidos esta semana para a palestra do filósofo, mestre e doutor em Educação, Mário Sérgio Cortella, promovida pelo Inatel no teatro da instituição.
Com o tema "A Educação no Século XXI e o perfil das educadoras e educadores", o especialista falou sobre o desafio constante de ensinar e salientou que o profissional da área "precisa de vibração e nunca pode perder a capacidade de sonhar". Cortella é professor do Departamento de Teologia e Ciências da Religião da PUC-SP desde 1977 e também dá aulas na pós-graduação em Educação e Currículo.

Por quase duas horas, de uma maneira descontraída e envolvente, Cortella contou algumas histórias de seus 35 anos de experiência como professor e apontou a importância de acompanhar as rápidas mudanças da sociedade atual. "É preciso reinventar as nossas práticas sempre, sem se esquecer da essência", disse o doutor em Educação com vários livros publicados. Como exemplo, o filósofo citou o Instituto Nacional de Telecomunicações, que "mesmo sendo um centro de excelência em tecnologia se preocupa em colocar o ser humano em destaque".

imagem-palestra-cortela-educacao_wander_corte_450No final da palestra, o diretor do Inatel, professor Wander Wilson Chaves, conduziu algumas perguntas dos participantes e agradeceu ao especialista a oportunidade de debater uma profissão tão importante para a formação de uma sociedade. "É sempre um prazer receber o Cortella em nossa instituição, em especial nesta data, quando estão reunidos tantos profissionais que fazem a diferença na vida de muitas pessoas", disse Wander.

Diretor do Inatel, Wander Wilson Chaves, agradece presença do filósofo

Para encerrar, Cortella enumerou alguns caminhos para o sucesso na carreira docente, "ensinar o que se sabe, praticar o que se ensina e questionar o que se ignora, ou seja, ter generosidade mental, coerência ética e humildade intelectual".

Micro e pequenos empresários aprendem sobre "A arte de liderar"

Além dos profissionais da área de educação, micro e pequenos empresários de Santa Rita do Sapucaí e região também tiveram a oportunidade de acompanhar uma palestra de Mário Sérgio Cortella, promovida pelo Sebrae-MG, em parceria com o Inatel e a Associação Comercial e Industrial do Vale da Eletrônica (Acevale). A apresentação abriu o evento "Sebrae em Ação", realizado no município entre os dias 28 e 30 de setembro.

Para uma plateia de quase 600 pessoas, Cortella falou sobre "A arte de liderar". Com exemplos práticos e bom humor, o filósofo afirmou que liderança é uma virtude, por isso, toda pessoa é capaz de desenvolvê-la aliando ciência e técnica. "É preciso ter sensibilidade, ultrapassar o óbvio e lembrar que liderança é circunstancial, ou seja, não pode deixar as circunstâncias passarem".

Cortella explicou a diferença entre liderança e chefia, reforçando que "um líder corrige sem humilhar, orienta sem ofender e traz inspiração e motivação para os que com ele trabalha. E isto traz resultados positivos não só no ambiente de trabalho como também na lucratividade de uma empresa".

 

Inatel

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

Telefone +55 (35) 3471-9200

Whatsapp +55 (35) 99951-8800