Você está acessando nosso website pela primeira vez. Nosso site, objetivando permitir, particularmente, uma melhor interação com você, bem como para permitir funcionalidades para melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados, coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies. Para saber mais sobre a coleta de dados/informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Para ver o formulário de contatos você aceita nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Empresa incubada no Inatel oferece gerenciamento de tecnologia hospitalar

Embratec Engenharia atende necessidade prevista em resolução da Anvisa

A partir de julho de 2011 todas as unidades de saúde serão obrigadas a ter um gerenciamento de tecnologia. E foi para atender a este setor que os engenheiros eletricistas César Nonato Pederiva e Willian dos Santos Furquim criaram a Embratec Engenharia, empresa especializada em Engenharia Clínica, incubada no Inatel desde maio deste ano.

A resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), de janeiro de 2010, prevê que todos os estabelecimentos de saúde sigam critérios para aquisição, uso, manutenção e descarte de equipamentos utilizados na prestação de serviços de saúde, com a finalidade de garantir a qualidade, eficácia e segurança no atendimento aos pacientes.
imagem_embratec_incubadoraA Embratec Engenharia já faz parte do Grupo de Empresas Eletromédicas de Santa Rita do Sapucaí, que conta com mais de 15 empreendimentos nesta área no Vale da Eletrônica. Os sócios também estão em contato com diversos hospitais da região para apresentar o serviço de gerenciamento que, segundo César Pederiva, pode resultar em uma economia de até 20% nos gastos com a tecnologia dentro de uma unidade de saúde. "Estar na Incubadora do Inatel é importante porque, além de agregar valor, nos ajuda a ter acesso a uma grande rede de contatos".

César Pederiva é um dos sócios da Embratec Engenharia

Os engenheiros fazem todo o planejamento para a aquisição de equipamentos médicos, de acordo com as necessidades apresentadas pela unidade de saúde, e apresentam aos administradores do hospital as opções que existem no mercado, levando em consideração a relação custo-benefício. César Pederiva explica que um problema em muitas unidades de saúde é levar em conta apenas o custo inicial de um equipamento. "O preço do equipamento representa apenas 20% do custo total, tem-se que levar em conta o treinamento, manutenção, utilidade, tempo de duração, entre outras coisas. Nós estudamos o custo do equipamento a longo prazo".

Além da consultoria, a Embratec Engenharia tem por objetivo fazer todo o gerenciamento da área tecnológica de um hospital, com avaliação constante utilizando um software de gestão informatizada. "A ideia é que nós sejamos a referência dentro da unidade de saúde na questão de tecnologia. Cuidaremos desde o planejamento da compra dos equipamentos, entrega, instalação, treinamento dos funcionários e programas de manutenção. Com isto, há uma redução de custos e uma melhora na qualidade do atendimento aos pacientes", explica Pederiva.

Na apresentação que os engenheiros fazem aos hospitais, números chamam a atenção para a importância de um bom gerenciamento da tecnologia, que representa 75% dos investimentos de uma unidade de saúde. "Em média, um equipamento hospitalar está disponível para uso apenas 62% dos dias. No restante do tempo fica em manutenção, muitas vezes até pela falta de treinamento adequado. O custo dessa manutenção gira em torno de 10% do faturamento do hospital e isso pode e deve ser reduzido, basta ter um bom gerenciamento", completa o engenheiro eletricista.

Outras informações sobre este serviço estão disponíveis no site www.embratecec.com.br.

Inatel

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

Telefone +55 (35) 3471-9200

Whatsapp +55 (35) 99951-8800