Você está acessando nosso website pela primeira vez. Nosso site, objetivando permitir, particularmente, uma melhor interação com você, bem como para permitir funcionalidades para melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados, coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies. Para saber mais sobre a coleta de dados/informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Para ver o formulário de contatos você aceita nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Torneio Estadual de Robótica reúne jovens em Santa Rita do Sapucaí

Neste final de semana, dias 23 e 24, estudantes de vários municípios mineiros estarão reunidos em Santa Rita do Sapucaí para um dos principais torneios de robótica do mundo, a First Lego League. É a primeira vez que uma etapa da competição será realizada em Minas Gerais.
O torneio foi criado pela fundação norte-americana First com o objetivo de tornar a ciência mais agradável para as crianças e fazer com que elas sintam-se motivadas a seguir por este caminho no futuro profissional. Em 2003, a Lego entrou como parceira da competição, que hoje é toda voltada para a base educacional da empresa.

imagem_first_lego_2_450De acordo com o secretário de Ciência e Tecnologia de Santa Rita do Sapucaí, Pedro Sérgio Monti, as negociações para trazer o torneio a Santa Rita do Sapucaí começaram no ano passado, quando os organizadores do evento procuraram a prefeitura para promover o campeonato em uma iniciativa conjunta. "O município que reúne tanto desenvolvimento tecnológico como Santa Rita do Sapucaí ter sido escolhido para sediar um grande campeonato de robótica como o First Lego League é motivo de orgulho para todos".

O torneio deste ano tem como tema "Transportes - Smart Move" e além dos desafios de robótica, os alunos devem fazer uma pesquisa sobre os problemas relacionados aos transportes e propor uma solução. As equipes inscritas receberam os kits da Lego para montagem e programação do robô e participaram de uma capacitação do Programa de Iniciação Científica e Tecnológica (PICT) durante quatro finais de semanas. O treinamento é um programa extracurricular da Lego Educacional e foi ministrado pelos alunos do Inatel, que também foram capacitados para serem monitores. O estudante do quinto período de Engenharia Elétrica, Lineu de Lima Reis, afirma que foi um desafio orientar os adolescentes. "Procurei mostrar aos jovens participantes tudo o que a engenharia pode proporcionar porque muitos podem se tornar profissionais desta área a partir do contato que tiveram com este tecnologia durante a preparação do torneio".

imagem_treinamento_fll_450Todos os inscritos ganham medalha de participação e 20% das equipes da etapa estadual vão para a final nacional da First Lego League, que será em dezembro, em Indaiatuba, no interior de São Paulo. Os melhores classificados no torneio nacional irão para o mundial em Atlanta, nos Estados Unidos, e também para os abertos da Europa e Ásia. A aluna do projeto Cas@Viva, Rafaela Neves de Paula, integra uma das equipes que vão participar do torneio. "Aprendi muito durante os treinamentos e estou desenvolvendo a criatividade. Agora a expectativa é grande pelo início da competição".

 Alunos da Cas@Viva em treinamento para FLL

Inatel

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

Telefone +55 (35) 3471-9200

Whatsapp +55 (35) 99951-8800