Você está acessando nosso website pela primeira vez. Nosso site, objetivando permitir, particularmente, uma melhor interação com você, bem como para permitir funcionalidades para melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados, coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies. Para saber mais sobre a coleta de dados/informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.
Projeto do Inatel em TV Digital irá reduzir custos das emissoras com espectros de freqüências
Notícias | Educação
Projeto do Inatel em TV Digital irá reduzir custos das emissoras com espectros de freqüências
Acessos: 4879
O Inatel Competence Center irá concluir, em dezembro deste ano, o projeto em TV Digital Single Frequence Network, ou Rede de Freqüência Única (RFU), que irá permitir que vários transmissores operando em uma mesma freqüência sejam utilizados para cobrir uma cidade.
Quando uma grande área é coberta com um único transmissor de alta potência, diversos pontos, também chamados de área de sombra, podem ter a cobertura prejudicada por causa de obstruções como morros e prédios. Já quando a cobertura desta mesma área é feita através de diversos transmissores de baixa potência, todos eles operando na mesma freqüência, a incidência de áreas de sombra é bastante reduzida. Para garantir que os transmissores da RFU operem sem causar interferência mútua, todos os equipamentos são sincronizados com o sinal do Sistema de Posicionamento Global (GPS).
“É um Sistema inovador, que trará um grande avanço nas transmissões em TV Digital, pois será possível às emissoras economizar espectro de freqüência, já que antes, com a TV analógica, elas precisavam de vários canais para transmitir o mesmo sinal”, afirma o gerente de Hardware do Inatel Competence Center, Carlos Augusto Rocha.