Você está acessando nosso website pela primeira vez. Nosso site, objetivando permitir, particularmente, uma melhor interação com você, bem como para permitir funcionalidades para melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados, coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies. Para saber mais sobre a coleta de dados/informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Para ver o formulário de contatos você aceita nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Inatel lança Insight Fetin

Programa irá auxiliar alunos inscritos na 35ª Fetin

inatel-insight-fetin 35Buscando auxiliar o aluno em suas ideias para a 35ª Feira Tecnológica do Inatel – Fetin foi lançado na tarde do dia 10 de maio o Insight Fetin. O programa pretende ampliar a capacidade dos participantes na criação de ideias e negócios, permitindo-lhes visualizar a aplicação final de suas pesquisas e o mercado potencial de seus empreendimentos. Além disso, visa que os participantes façam uma leitura do mundo, avaliando problemas e identificando soluções.

A palestra de abertura foi realizada pelo o engenheiro do Inatel Competence Center e um dos idealizadores do projeto João Rubens Costa que falou de forma bem espontânea aos presentes sobre o mundo e suas possibilidades. "Nosso objetivo é trazer inovação na forma de pensar e para isso começamos a entender que o mais importante de tudo era tentar trazer o contexto do ser humano ao aluno da Fetin, que ele saiba que existem problemas fora daqui e possuem áreas que precisam do conhecimento que esses alunos têm na área de tecnologia para serem desenvolvidos e que a Fetin possa ter cada vez mais projetos que atenda a essa necessidade da sociedade", explicou João. (Confira as fotos da palestra

inatel-insight-fetin 52Além da palestra, o projeto é dividido em outras duas partes. Entre os dias 11 e 19 de maio serão realizados os Tool Kits, que são workshops de capacitação com apresentações dinâmicas e interativas das ferramentas que ajudarão os alunos a se prepararem para uma próxima fase onde terão a oportunidade de criar ou validar suas ideias e projetos a serem desenvolvidos.

“Essas iniciativas nos motiva não só sair com a formação de engenheiro aqui do Inatel, mas também saber como é ter um desafio na mão, procurando resolver algum problema que possa ajudar pessoas realmente. Acredito que o Insight Fetin vai nos ajudar muito a pensar “fora da caixa” e a trabalhar melhor em nossos projetos para apresentar na Feira”, relatou Matheus Alves, aluno do 4ª período de Engenharia de Controle e Automação.

inatel-insight-fetin 86

 Na terceira e última fase do Insight Fetin serão realizados três painéis baseados nos temas do "The Global Goals" que a ONU definiu como metas para serem erradicados até 2030. Das 17 propostas a erradicação da pobreza e da fome; Saúde de qualidade; Educação de qualidade; Energias Renováveis; Consumo responsável; Empregos Dignos e Crescimento Econômico; Meio Ambiente e Redução das desigualdades, foram escolhidos como temáticas dos painéis. Os temas foram divididos em 3 bases. O primeiro painel será realizado no dia 31 de maio com o tema "Redução da fome e melhoria da saúde", o 2º painel terá como tema " Sustentabilidade e consumo responsável" acontecendo no dia 02 de junho. Já o último painel se realizará no dia 07 de julho e discutirá a "Educação para igualdade e desenvolvimento". Cada painel contará com profissionais experts nas determinadas áreas debatendo com os alunos o perfil de público-alvo do projeto que cada grupo está desenvolvendo.

inatel-insight-fetin 120"Algumas vezes os alunos pensam muito na tecnologia, em seu desenvolvimento e não em como aplicá-la no dia a dia e nós a todo o momento pensamos em recursos e conceitos que os ajudem a formatar suas ideias a entender o mundo pelo mundo e não somente pela tecnologia. Esperamos que a resposta dos alunos ao Insight Fetin e os projetos seja bem positiva, que o aluno consiga apresentar aos visitante da Feira suas ideias. Esperamos que nessa 35ª Fetin tenhamos ideias com grandes discussões e opiniões no final.", ressaltou o coordenador da Feira e um dos idealizadores do Insight Fetin, professor Wanderson Saldanha.

Sobre a Fetin

Em sua 35ª edição, a Feira Tecnológica do Inatel acontece entre os dias 26 a 28 de outubro com a exposição de projetos dos alunos de Engenharia e Tecnologia do Inatel. Esse ano tema principal será "Conexão entre as pessoas". O desafio é que os alunos desenvolvam soluções inovadoras e aplicáveis para o mercado atual ou futuro, avaliando problemas e identificação de soluções. O público, além de visitar os estandes, pode também assistir a palestras e participar de workshops sobre diversos temas na Arena Fetin. Caravanas das escolas de Ensino Médio ganham uma programação especial com visitação a salas de aulas e laboratórios do Inatel.

Segundo Saldanha a expectativa é que sejam expostos mais de cem trabalhos. "Para esse ano estamos com 199 trabalhos inscritos, porém para feira nosso objetivo é que desses, pelo menos 100 projetos bons, pensando no mundo e nas pessoas sejam expostos", finalizou.

Mais informação no site: www.inatel.br/fetin

Inatel

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

Telefone +55 (35) 3471-9200

Whatsapp +55 (35) 99951-8800