Você está acessando nosso website pela primeira vez. Nosso site, objetivando permitir, particularmente, uma melhor interação com você, bem como para permitir funcionalidades para melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados, coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies. Para saber mais sobre a coleta de dados/informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Para ver o formulário de contatos você aceita nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Projetos de inovação tecnológica são premiados na 6ª Semana da Engenharia Biomédica

Inatel Premio Inatel Bio Challenge agosto2018 115Em uma ação inédita, a 6ª edição da Semana da Engenharia Biomédica do Inatel foi encerrada na noite da última quinta-feira, dia 09 de agosto, com a premiação dos melhores projetos e ideias que visam à inovação tecnológica, além dos que buscam o desenvolvimento de novas ações para a área da saúde. Os projetos apresentados para o prêmio Inatel Bio Challenge são de duas categorias, sendo de participantes do ensino médio/técnico e do ensino superior.

Ao todo 16 projetos de inovação foram inscritos e deste total, apenas sete foram selecionados para serem apresentados aos jurados por meio de um pitch. Nesta primeira edição do prêmio foram inscritas propostas com diferentes níveis de execução, mesmo não sendo obrigatório um protótipo físico para demonstração da ideia.

Inatel Premio Inatel Bio Challenge agosto2018 140Na categoria ensino médio/técnico, o projeto ‘Touca térmica para pacientes quimioterápicos’, formado por alunos da Escola Técnica de Eletrônica – ETE de Santa Rita do Sapucaí foi o campeão do prêmio. “O projeto é uma touca que vai resfriar o couro cabeludo. Este resfriamento vai permitir que o remédio aplicado no tratamento do câncer não alcance o coro cabeludo, fazendo com que o cabelo não caia durante os tratamentos quimioterápicos. Estamos contentes com o resultado e nos preparamos muito para participar”, comentaram os alunos Samuel Alves Chagas, Rita Elizabeth Santos de Almeida, Artur Pacheco de Beline e Letícia Caroline de Paula Sousa, do 3º ano do ensino médio da ETE. O segundo lugar ficou com o projeto, Safe Home.

Já na categoria do ensino superior o projeto “High tech Pacemaker” dos alunos do Inatel, Eduardo Dionísio Moraes de Engenharia de Telecomunicações e de Willian Azevedo e Paiva Marques de Engenharia Biomédica, foi o vencedor. “O projeto consiste na otimização do marca passo. Vamos implantar um programa nele que vai funcionar como uma inteligência por trás do equipamento que vai ser capaz de garantir uma maior segurança para o paciente, já que o contato com o médico vai ser direto a partir do aparelho. Estamos sem palavras com o resultado final, pois temos este projeto de pesquisa aprovado pela Fapemig desde o começo desde ano e já desenvolvemos essa ideia há pelo menos 2 anos, com orientação da Amanda Provetti”, comentaram os alunos. O segundo lugar ficou com o projeto, ThreeMove.

O Inatel premiou os vencedores. Os 1º e 2º colocados receberam além do troféu, isenção da taxa do vestibular da Instituição (para a categoria Médio/Técnico), participação em curso do Inatel Maker, participação em curso promovido pelo Inatel Competence Center, além de uma visita técnica na Johnson&Johnson (para os primeiros colocados). Inatel Premio Inatel Bio Challenge agosto2018 159

Semana da Engenharia Biomédica

A 6ª edição da Semana da Engenharia Biomédica do Inatel foi realizada entre os dias 7 e 9 de agosto e de acordo com a organizadora do evento Rani de Souza Alves, a semana recebeu mais de 1.100 pessoas nos três dias de atividades. “Tivemos um público satisfatório, com lotação máxima de todos os minicursos e uma média de 104 pessoas por palestra”, comentou. Neste ano o tema da semana foi “Tecnologia que salva vidas”.

Os conteúdos das palestras abordaram variados temas da engenharia biomédica. O futuro e os principais desafios dos profissionais foram discutidos em diversos temas. Entre as palestras ministradas estão a de Radiologia digital, as inovações em tomografia computadorizada, a busca por soluções para o tratamento do câncer, a tecnóloga 3D na saúde, e a de engenharia clínica como tecnologia para a vida.

Um painel ministrado por ex-alunos também foi realizado. Neste painel, os alunos puderam conhecer as trajetórias profissionais e de conhecer o atual cenário do mercado de trabalho para a área.

Os minicursos também estiveram presentes nesta edição, foram oferecidos os minicursos: Calibração de equipamentos, Confecção de órtese por modelagem 3D e manufatura aditiva, Aplicação de analytics e BigData na saúde, além de um minicurso de ventilador pulmonar.

A edição do Observatório de Empreendedores, realizado pelo Núcleo de Empreendedorismo e Inovação do Inatel fez parte da programação da Semana de Engenharia Biomédica. Esta edição especial recebeu Mário Brandão Carneiro, empreendedor e fundador da Pauher Technology.

Confira aqui todas as fotos da cerimônia de premiação do Inatel Bio Challenge

Inatel

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

Telefone +55 (35) 3471-9200

Whatsapp +55 (35) 99951-8800