Você está acessando nosso website pela primeira vez. Nosso site, objetivando permitir, particularmente, uma melhor interação com você, bem como para permitir funcionalidades para melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados, coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies. Para saber mais sobre a coleta de dados/informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Para ver o formulário de contatos você aceita nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Todas as Engenharias do Inatel poderão enviar alunos para bolsas de estudos na França a partir de 2020

Grenoble INP bandeauInatel é uma das poucas instituições de engenharia do Brasil a integrar o programa de cooperação Brasil/France Ingénieur Technologie (Brafitec). O Curso de Engenharia Biomédica já integrava o programa desde 2014, mas a partir do último edital publicado pela Capes, todas as graduações do Instituto poderão enviar alunos para um ano de bolsa de estudos na França, totalmente custeado pelo Governo Federal.

Institut polytechnique de Grenoble - Grenoble Institute of Technology

De acordo com o Coordenador do Curso de Engenharia Biomédica, Fabiano Valias, o Brafitec é um programa antigo e muito importante da Capes, pois é um dos poucos voltados à graduação. “Desde 2014, o Inatel enviou 5 alunos para a França, com a entrada de todos os cursos, será possível enviar até quatro alunos por ano, de todas as nossas engenharias durante os quatro anos de duração do projeto.”

O programa entre Brasil e França consiste em projetos conjuntos de pesquisa em parcerias universitárias em todas as especialidades de Engenharia, exclusivamente em nível de graduação. O Inatel é parte de um consórcio de universidades, juntamente com a Universidade de Campina Grande, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, a Grenoble INP e o Instituto Politécnico de Grenoble, para onde os bolsistas irão durante o período de um ano.

Segundo Fabiano, o objetivo final do programa será alcançar a dupla diplomação. “É mais um diferencial de qualidade para nossa instituição, a oportunidade de estudar no exterior, com todas as despesas pagas, e agregar uma visão ampla de todas as engenharias, no segundo maior centro de tecnologia francês” reforça o professor do Inatel.

Os projetos, escolhidos por meio de edital de junho deste ano, envolvem cursos de graduação em Engenharia de ensino superior de oito estados. O investimento da CAPES nesta parceria fará a concessão de pelo menos 180 bolsas ao longo de quatro anos.

Sobre o Brafitec
O Brafitec existe há 17 anos e apoia projetos de pesquisa em parcerias universitárias de todas as especialidades de Engenharia. A cooperação visa fomentar intercâmbio entre Brasil e França em nível de graduação, além de estimular a aproximação das estruturas curriculares, inclusive a equivalência e o reconhecimento de créditos.

Inatel

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

Telefone +55 (35) 3471-9200

Whatsapp +55 (35) 99951-8800