Você está acessando nosso website pela primeira vez. Nosso site, objetivando permitir, particularmente, uma melhor interação com você, bem como para permitir funcionalidades para melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados, coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies. Para saber mais sobre a coleta de dados/informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Para ver o formulário de contatos você aceita nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Mais dois estudantes recebem dupla-diplomação pelo Inatel e Universidade de Jade na Alemanha

inatel dupladiplomacao murilo1Os estudantes Murilo Dourado e Bruno Ferreira, graduados em Engenharia de Telecomunicações, são os mais novos a receber a dupla-diplomação pelo Inatel e pela Universidade de Jade, na Alemanha. A oportunidade surgiu após eles fazerem intercâmbio estudantil na universidade alemã, com a qual o Inatel possui um convênio de cooperação bilateral. Depois de cursarem alguns semestres letivos na universidade, eles tiveram o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) validado pelas duas instituições.

Murilo esteve no país no ano de 2018. Além de cursar as disciplinas em inglês oferecidas pela universidade, ele fez curso de alemão e desenvolveu o TCC enquanto ainda estava lá. “A oportunidade de fazer um intercâmbio traz consigo não apenas a imersão cultural, mas também todo o processo de aprendizado acadêmico, que é sintetizado pelo diploma que estou prestes a adquirir. Toda essa experiência é de extrema valia, tanto para a minha vida profissional quanto para a pessoal”, relata o estudante.

Foto: Murilo (de camiseta laranja) com estudantes intercambistas na Universidade de Jade, na Alemanha

Segundo ele, muito esforço e força de vontade foram necessários para vencer as etapas estudantis e burocráticas, principalmente nos momentos de decisões difíceis ao longo da etapa de dupla diplomação. A escolha de realizar a dupla diplomação se deu por conta das inúmeras oportunidades que podem se tornar tangíveis ao se obter tal grau de escolaridade, seja no Brasil ou na União Europeia. No entanto, não se trata apenas de oportunidades de trabalho ou carreira profissional, mas também de experiências de vida”, destaca.

inatel dupladiplomacao brunoJá Bruno esteve em intercâmbio no segundo semestre de 2017 e primeiro semestre de 2018, e atualmente está matriculado na universidade alemã para finalizar o processo de dupla-diplomação. “Foi uma oportunidade excepcional para mim. Além de agregar e complementar a minha graduação, pude viver em um país maravilhoso, e entender uma cultura diferente da nossa, desde hábitos pessoais, até o jeito que a engenharia é abordada em um país muito conhecido por isso”, enfatiza.

O estudante conta que antes mesmo de sair do Brasil ele já havia se decidido por tentar a dupla-diplomação, independente das dificuldades para conquistar esse objetivo. “Não pelo título em si, mas sim toda a experiência que adquiri durante o processo para obtê-lo. Digo isso em termos de matérias que realizei lá, projetos, e também a tese de graduação. Para a academia, o título é um grande diferencial, visto que eles vislumbram bastante estes reconhecimentos internacionais para dar sequência nos estudos. Já na indústria, eles olham para a oportunidade que tivemos com uma ênfase no processo, levando em conta o que realizamos durante o intercâmbio e os conhecimentos adquirimos.”

A parceria entre o Inatel e a Universidade de Jade existe desde 2005, inicialmente contemplando a participação de alunos e professores do Inatel no curso de verão na área de Engenharia Biomédica, realizado pela escola alemã todos os anos. Desde 2013, o convênio abrange também o intercâmbio de graduação, possibilitando a dupla diplomação dos estudantes participantes.

Para o coordenador do Núcleo de Estágios e Serviços Profissionais – NESP, o professor Bruno de Oliveira Monteiro, os programas de internacionalização do Inatel vêm se desenvolvendo a cada ano, permitindo aos alunos excelentes oportunidades para se desenvolverem, sendo a parceria com a universidade alemã a que oferece a possibilidade de intercâmbio em um processo mais completo, permitindo a dupla-diplomação.

O Inatel possui convênios bilaterais com cerca de 30 instituições de ensino de outros países, que possibilitam diversas oportunidades de intercâmbio para os estudantes. Clique para conferir quais.

Inatel

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

Telefone +55 (35) 3471-9200

Whatsapp +55 (35) 99951-8800