Você está acessando nosso website pela primeira vez. Nosso site, objetivando permitir, particularmente, uma melhor interação com você, bem como para permitir funcionalidades para melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados, coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies. Para saber mais sobre a coleta de dados/informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Para ver o formulário de contatos você aceita nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Estudantes do Inatel aceitos para Intercâmbio em Universidades Francesas

Inatel Brafite Faculdades França jun21Grenoble Phelma e Grenoble Polytech, faculdades onde os estudantes do Inatel foram aceitos

Dois alunos do Inatel foram aceitos por faculdades francesas para as bolsas que fazem parte do programa de cooperação Brasil/France Ingénieur Technologie (Brafitec). Os alunos participaram de várias etapas de seleção e após receberem o comunicado de aprovação da Instituição Francesa, os estudantes iniciaram a proficiência em Francês e participação em seminários para integração aos cursos e moradias no país europeu, mas ainda aguardam o resultado da CAPES, por parte do Governo Brasileiro. 

inatel guilhermeGuilherme Dinarte Lopes e Thayana Xavier Lucero serão os representantes do Inatel no programa ainda sem previsão de visto para entrada na França. Apesar da CAPES ter publicado o edital incluindo todos os cursos do Inatel no Programa no final de 2019, no ano seguinte as bolsas referentes ao Brafitec ficaram suspensas, por conta da pandemia. E as mobilidades de estudantes brasileiros para a França pelo Programa foram adiadas em um entendimento conjunto entre a CAPES e a Conférence des Directeurs des Écoles Françaises d´Ingénieurs (CDFI), devido à insegurança para as aulas presenciais, ainda no primeiro semestre de 2021, na França.

Para o aluno do 7° período de Engenharia da Computação, Guilherme Dinarte, a oportunidade de estudar fora do país, foi o que despertou seu interesse pelo intercâmbio. “Com meios próprios seria muito complicado, então essa possibilidade me incentivou bastante. É uma oportunidade de conhecer novas culturas, novas metodologias de ensino, conhecer o mercado de trabalho europeu e, quem sabe, no futuro poderei trabalhar por lá. Espero aprender muito tanto profissional quanto pessoalmente” conta o futuro engenheiro que ainda aguarda a resposta da CAPES, sem previsão de ida para França no momento. 

inatel thayanaDesde 2014, o Inatel participa do Brafitec e é uma das poucas instituições de engenharia do Brasil a integrar o programa. A intenção dessa cooperação entre Brasil e França é desenvolver projetos conjuntos de pesquisa entre universidades parceiras em todas as especialidades de Engenharia, exclusivamente em nível de graduação. No entanto, a pandemia do Covid-19 atingiu o envio de estudantes para o Programa, com os riscos de viagens e fechamentos de fronteiras.

Os alunos do Inatel aceitos pelas Universidades Francesas afirmam que a expectativa para receber o visto é grande, mas ainda aguardam a liberação francesa, assim como a confirmação da CAPES, como destaca a aluna de Engenharia Biomédica, Thayana Xavier: “Minha expectativa está bem alta, porque é um acontecimento fora da minha realidade, uma oportunidade que não estava esperando e se der tudo certo, vou ficar muito feliz, porque é algo que nunca imaginei que um dia faria. Eu sempre quis fazer um intercâmbio, até foi um dos motivos que me levou a escolher o Inatel, porque sei das muitas parcerias para intercâmbios, mas quando a chance bateu à porta e tive que correr atrás de todos os documentos, tirar passaporte, participar dos seminários que a faculdade francesa ofereceu, fiquei muito ansiosa” ressalta a estudante.

Inatel

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

Telefone +55 (35) 3471-9200

Whatsapp +55 (35) 99951-8800