Na manhã do dia 8 de novembro, foi realizada a defesa da 1ª tese de Doutorado do Inatel. O aluno Mauro Alexandre Amaro da Cruz - que é de Angola e veio para o Brasil em 2015 para fazer Mestrado na instituição, dando início posteriormente ao Doutorado - apresentou os resultados de sua pesquisa An Enhanced Multi-Protocol Middleware Solution for Internet of Things, que consiste no estudo de uma solução de middleware multiprotocolo aprimorada para a Internet das Coisas.
O professor Samuel Mafra explica que este é um doutorado com dupla diplomação, graças a um acordo entre o Inatel e a Université de Haute Alsace na França, portanto, a orientação foi conjunta com o professor Pascal Lorenz. “Foi um trabalho que rendeu grandes frutos. O Mauro sempre foi bem dedicado à pesquisa e trabalhou de forma independente, fazendo tudo conforme o planejado. Ele também contribuiu com várias pesquisas do laboratório, ajudando alunos de graduação e mestrado no desenvolvimento dos projetos. Inclusive, orientamos juntos um TCC na engenharia da computação em 2020 que foi aprovado com louvores pela banca e rendeu uma publicação em revista. Esta tese foi a primeira defesa de Doutorado do Inatel, e isso nos deixa orgulhosos de poder fazer parte da história da instituição", destaca.
O vice-diretor do Inatel, professor Guilherme Marcondes, participou da apresentação e disse estar muito feliz por este marco. “É um grande prazer assistir a esse momento histórico para a instituição. É um momento muito importante para todos nós. Quero dar os parabéns ao Mauro e seus orientadores pelo trabalho e parabéns a banca pela condução da avaliação”, comentou.
Após a apresentação e avaliação da banca, Mauro comemorou a notícia de sua aprovação sem restrições. “Quando comecei o doutorado, estabeleci como objetivo concluir no ano de 2021, portanto sinto-me feliz por ter cumprido a meta que estabeleci para mim mesmo. O curso foi muito bom, agregou bastante valor ao meu crescimento profissional e pessoal. Existem pesquisas muitas boas no Inatel e tenho certeza que em breve teremos mais doutores”, avaliou.
Sobre o Doutorado do Inatel
O Doutorado em Telecomunicações do Inatel foi aprovado pela CAPES em 2018 e começou a ser oferecido em fevereiro de 2019. Ele é voltado a profissionais e pesquisadores que tenham interesse na área e possuam Mestrado em Telecomunicações ou áreas correlacionadas. As linhas de pesquisa disponíveis são Dispositivos de RF e Fotônicos para Telecomunicações e Redes e Sistemas de Telecomunicações. Com sua implantação, o Instituto passou a oferecer um ciclo completo de formação profissional, disponibilizando curso de graduação, especialização, mestrado e, agora, doutorado na área. Além disso, é o único curso do país específico em Telecomunicações.