Você está acessando nosso website pela primeira vez. Nosso site, objetivando permitir, particularmente, uma melhor interação com você, bem como para permitir funcionalidades para melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados, coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies. Para saber mais sobre a coleta de dados/informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Para ver o formulário de contatos você aceita nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Inatel ganha autorização inédita para capacitação em Profibus e Profinet de forma online

Apenas sete instituições em todo o mundo fornecem a capacitação credenciada pela PI Internacional

inatel lab redes industriaisO Inatel obteve, no início de novembro, a autorização para realizar cursos de certificação em Profibus e Profinet em um modelo totalmente online. Além da instituição, apenas seis locais disponibilizam a capacitação em todo o mundo. Os cursos online para as duas certificações serão oferecidos no Inatel a partir de março de 2022.

Desde 2016, o Inatel é credenciado pela Associação Profibus Internacional para realizar o treinamento técnico de profissionais de automação de toda a América Latina, por meio do Centro de Competência em Profibus. O centro, instalado na instituição, realiza o processo de capacitação e certificação pela Associação PI Brasil.

Em 2018, o Inatel também foi certificado para oferecer o treinamento de Profinet, se tornando a única instituição no Brasil, a fornecer a capacitação. Os treinamentos para ambas as áreas, realizados de forma presencial, capacitaram mais de 220 profissionais de grandes empresas do país. No entanto, com a pandemia, as aulas foram suspensas. 

Segundo o professor Alexandre Baratella, a pandemia apresentou a necessidade de se adaptar os cursos para uma nova realidade. "Durante todo esse um ano e meio da pandemia, discutiu-se a possibilidade de oferecer o treinamento na modalidade online. Nós tivemos várias reuniões e conseguimos a acreditação", disse. No entanto, ele explica que as turmas que tiveram as atividades presenciais paralisadas, por conta da pandemia, puderam retornar às aulas em julho. A carga horária é de 40 horas para quem precisa de certificação em Profibus e de 28 horas para Profinet.

Para o professor, o credenciamento para a realização dos cursos na forma online é muito importante para a instituição. "Foi uma grande conquista, pois poderemos ofertar cursos para profissionais distantes do Inatel. Somos um dos únicos sete centros de treinamentos do mundo todo a oferecer os cursos de certificação no formato online, síncrono. A autorização será válida por um ano", explica.

O treinamento em Profibus é voltado para profissionais da área de automação industrial e compreende configurações básicas de uma rede Profibus e ferramentas que podem ser utilizadas para diagnosticar possíveis problemas de instalação e configuração dessa rede. O treinamento em Profinet tem como objetivo conectar elementos de automação com a internet, utilizando as tecnologias da informação para dar mais agilidade aos processos de produção e aumentar a produtividade. A agenda completa de treinamentos está disponível no site da Associação PI Brasil.

Inatel

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

Telefone +55 (35) 3471-9200

Whatsapp +55 (35) 99951-8800