Você está acessando nosso website pela primeira vez. Nosso site, objetivando permitir, particularmente, uma melhor interação com você, bem como para permitir funcionalidades para melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados, coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies. Para saber mais sobre a coleta de dados/informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Para ver o formulário de contatos você aceita nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Robô industrial exclusivo para ensino e pesquisa é instalado em laboratório do Inatel

inatel iwca inauguracao robo webOs alunos do Inatel contam agora com um robô industrial para o aprendizado prático de automação e robótica. O equipamento foi instalado no laboratório de Indústria 4.0 e oficialmente inaugurado durante a 10ª edição do Inatel Week of Control and Automation (IWCA), a semana do curso de Engenharia de Controle e Automação, realizada de 7 a 9 de março.

O robô industrial, de fabricação francesa, foi doado pela empresa Aptiv, de Paraisópolis, parceira do Inatel. O gerente de operações da Aptiv e ex-aluno do Inatel, André Rebello, explica que um equipamento como esse auxilia no aumento da produtividade da indústria, na qualidade, devido à alta precisão, além de evitar acidentes, mas é imprescindível ter profissionais capacitados a fazer o desenvolvimento desses robôs. “Hoje, sem dúvida, o mercado necessita de profissionais habilitados a desenvolver novos projetos e processos na indústria e isso é facilitado quando há a aproximação do mundo acadêmico com as empresas”.

O equipamento recebeu ajustes e contou com a modelagem e impressão de peças no FAB LAB da instituição para as aplicações que serão utilizadas nas aulas práticas. “O ensino da robótica é multidisciplinar, passando pela álgebra até a teoria de robótica, com modelagem mecânica. Então, os alunos terão a oportunidade de rever muitos conceitos e aprender novos, além de ter contato prático com um equipamento muito próximo do que eles vão encontrar na indústria”, explica o professor João Paulo Henriques.

“Nós agradecemos a Aptiv pela doação. O Inatel passa a ser uma das únicas instituições de ensino do Brasil a possuir um robô real, de modelo industrial, para atividades práticas laboratoriais nas disciplinas de graduação e pós-graduação”, afirma o coordenador dos cursos de Engenharia de Controle e Automação e Engenharia Elétrica do Inatel, Alexandre Baratella.

Durante a IWCA, o diretor do Inatel, Carlos Nazareth Motta Marins, e vice-diretor e pró-diretor de Graduação, Guilherme Marcondes, conferiram o resultado da instalação do robô na prática. “Ter um equipamento como esse em que os alunos podem, dentro do laboratório, praticar, programar e fazer funcionar um robô industrial, os aproxima do que é realidade nas indústrias mais modernas. Além das aulas, os estudantes poderão utilizar o equipamento em pesquisa, trabalhos de conclusão de curso e em projetos para a nossa Feira Tecnológica, a Fetin”, afirma Guilherme Marcondes.

A IWCA contou com palestras online e minicursos presenciais, que aproximaram os estudantes dos assuntos mais importantes ligados à automação.

Confira a galeria de fotos da 10ª IWCA:

 

IWCA 2022
Inatel

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

Telefone +55 (35) 3471-9200

Whatsapp +55 (35) 99951-8800