Você está acessando nosso website pela primeira vez. Nosso site, objetivando permitir, particularmente, uma melhor interação com você, bem como para permitir funcionalidades para melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados, coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies. Para saber mais sobre a coleta de dados/informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Para ver o formulário de contatos você aceita nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Alunos de Telecom participam de curso sobre Cibersegurança em Redes 5G oferecido pelo CxSC

inatel curso Cibersegurança 5G alunosAlunos do curso de Engenharia de Telecomunicações tiveram a oportunidade de participar, entre os dias 23 e 27 de maio, de um curso sobre Cibersegurança em Redes 5G oferecido pelo Centro de Segurança Cibernética do Inatel (CxSC). O intuito do curso foi oferecer aos alunos um contato com os princípios básicos sobre o tema e apresentar as principais técnicas de segurança cibernética que devem ser aplicadas às redes 5G, conhecimentos que serão essenciais para a formação dos estudantes.

Para a aluna de Engenharia de Telecomunicações, Amanda Gomes Marcelino, o curso foi um grande aprendizado. “Pude entender melhor o funcionamento da Cyber segurança em redes móveis bem como sobre 5G e sua estrutura. Conseguimos perceber como o 5G chega para sanar problemas de segurança trazidos das tecnologias anteriores e seus diversos benefícios para a rede e para o usuário”, comentou.

Já para Gabriel Henrique Barros Damasceno, também aluno do curso de Engenharia de Telecomunicações, o Brasil vivencia um cenário de expansão e implantação do 5G e o curso foi de extrema importância para que os alunos entendessem os conceitos que permeiam as características técnicas dessa nova tecnologia. “Percebe-se uma alta preocupação e estudo sobre o core, redes de acesso, antenas e no bom funcionamento sistêmico das tecnologias 5G, porém muitas vezes o quesito cibersegurança é deixado em segundo plano, sendo pouco abordado. Isto é incongruente com nossa realidade atual, já que vemos um número astronômico de usuários conectados e uma crescente preocupação em manter o acesso e os dados dos usuários seguros, impulsionado, inclusive, pela recente Lei Geral de Proteção de Dados, outorgada pelo Governo Federal. Mais uma vez o Inatel saindo à frente em relação ao que é visto no meio científico e acadêmico, enxergando a necessidade de abordar as características técnicas das comunicações seguras no 5G, conceitos estes que serão vitais para um funcionamento correto do sistema, que inovará a maneira com que vemos a sociedade atual e guiará os passos para uma futura geração inteiramente conectada”, destacou.

O curso contou com o apoio dos parceiros do Centro de Segurança Cibernética (CxSC), Huawei, Sikur e IMREED, e é o mesmo que está sendo oferecido para provedores de acesso à Internet de todo o Brasil.

Inatel

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

Telefone +55 (35) 3471-9200

Whatsapp +55 (35) 99951-8800