Você está acessando nosso website pela primeira vez. Nosso site, objetivando permitir, particularmente, uma melhor interação com você, bem como para permitir funcionalidades para melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados, coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies. Para saber mais sobre a coleta de dados/informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Para ver o formulário de contatos você aceita nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

CubeSat Team do Inatel vence etapa estadual da 2ª Olimpíada Brasileira de Satélites

INATEL CubeSat Design TeamO CubeSat Design Team do Inatel conquistou o primeiro e o terceiro lugar na primeira etapa estadual da 2ª Olimpíada Brasileira de Satélites (OBSAT). Nessa fase, foram sete equipes de Minas Gerais que deveriam apresentar propostas de construção de cubesats. A entre as sete equipes de Minas Gerais participantes. A competição é promovida pelo Ministério de Ciência Tecnologia e Inovação (MCTI) para a difusão de conhecimento científico e incentivo aos estudantes a seguirem carreiras tecnológicas e científicas.

A equipe Lorentz’s Cage, composta pelos alunos Diego Anestor Coutinho, Diogo Menegaldo Maioli Rosa, Matheus Renó Torres e Jesse Justino, conquistou o primeiro lugar com a proposta de “Uso de Cabos Eletrodinâmicos para geração de energia elétrica através de potencial eletrostático”.
“Como membro do time de pequenos satélites, tenho acesso a tecnologias e pessoas extraordinárias. Nosso esforço nos rendeu resultados como convites para grandes projetos de satélites orbitais no Super Time do MCTI. Tenho a a oportunidade de aplicar meus conhecimentos de engenharia de computação nos projetos, construindo sensores, programando computadores de bordo e desenvolvendo experimentos científicos. Minha graduação é diferenciada por isso, pois aprendo com pessoas brilhantes e penso fora da caixa”, disse o aluno Diego Anestor Coutinho.

Já a equipe Eremita, composta pelos alunos Lucas Schuller de Toledo, Lívia Cecília Gomes Silva e Gustavo Pivoto Ambrósio, conquistou o terceiro lugar com a proposta de um sistema para o monitoramento de florestas com CubeSats. Os alunos foram orientados pelo professor Evandro César Vilas Boas.

O aluno Lucas Schuller de Toledo, do 2º período de Engenharia de Telecomunicações, liderou a equipe Eremita nessa etapa e disse que a experiência proporciona uma formação abrangente, preparando para os desafios futuros da carreira. “A experiência de liderar uma equipe Eremita no desenvolvimento de um projeto de Cubesat tem sido empolgante e enriquecedora. Estou adquirindo conhecimentos técnicos em áreas como eletrônica, microcontroladores, sensores, IOT, Protocolo LoRa e telecomunicações em software embarcado e gerenciamento de energia, ao mesmo tempo em que aprimoro minhas habilidades de liderança, trabalho em equipe e tomada de decisões”.

Inatel

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

Telefone +55 (35) 3471-9200

Whatsapp +55 (35) 99951-8800