Você está acessando nosso website pela primeira vez. Nosso site, objetivando permitir, particularmente, uma melhor interação com você, bem como para permitir funcionalidades para melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados, coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies. Para saber mais sobre a coleta de dados/informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Para ver o formulário de contatos você aceita nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Estudantes criam aparelho que contribui para agilidade na doação de órgãos

imagem_-_fetin_-_logomarcaPreocupados com as constantes perdas de órgãos, os quais poderiam ajudar a salvar milhares de vidas, estudantes do 6º período de Engenharia do Inatel, criaram um novo equipamento que poderá contribuir para o transporte e conservação de órgãos. O equipamento, que promete diminuir o percentual de 27% dos órgãos que são descartados por falta de transporte adequado é um dos muitos projetos que começam a ser apresentados hoje, dia 29, durante a 28ª Feira Tecnológica do Inatel - FETIN.

Aproximadamente 80 projetos, criados pelos alunos dos cursos de Engenharia do Inatel, irão apresentar novas propostas nas áreas de Telecomunicações, Informática, Eletrônica, Automação e Engenharia Biomédica.

O TransLife, projeto criado pelos alunos Marina Dias, Reinaldo Rodrigues e Rômulo Silva, atua no transporte adequado de órgãos, do momento da sua retirada até a remoção para o complexo hospitalar, onde será feita a doação. Atualmente, o transporte é feito através de caixas térmicas, onde o órgão é depositado em soro e coberto por embalagens de gelo.

"Com o controle de um sistema específico da temperatura, o TransLife irá permitir que a temperatura seja regulada para cada tipo de órgão e, por conseguinte, aumentando o seu tempo de sobrevida", afirma Reinaldo Rodrigues.

Segundo ele, o produto atua no transporte de seis órgãos catalogados (coração, rim, pâncreas, pulmão, fígado e córneas) e com investimento de novos recursos, será de mais fácil manuseio. "Durante a feira, apresentaremos a simulação com um protótipo de órgão, o que facilitará a compreensão dos visitantes", ressalta.

imagem_-_translife_-_fetin_2009Pesquisas recentes apontam que mais de 69 mil pacientes brasileiros aguardam em uma lista de espera. "Com esse produto, que possui um menu interativo, no qual é possível regular a temperatura correta, será possível ajudar milhares de pessoas", explica a estudante Marina Dias.

O evento, realizado entre os dias 29 e 31 de outubro, no campus do Instituto, desafia os estudantes a projetarem inovações tecnológicas que poderão se transformar em produtos, além de criar um ambiente para a geração de novos negócios.

Além de conhecer os projetos, os visitantes também podem participar de workshops gratuitos realizados no ambiente da feira que abordam temas ligados à Tecnologia e são ministrados por alunos e especialistas do Inatel.

De acordo com o coordenador da FETIN, professor Bruno de Oliveira Monteiro, 'a feira é um excelente momento para os alunos apresentarem suas ideias e o todo o conhecimento adquirido ao longo do ano letivo, bem como uma nova oportunidade de desenvolverem o espírito de empreendedorismo', conclui.

 

Serviço
28ª Feira Tecnológica do Inatel - FETIN

Quando: 29 a 31/10
Horário: Qui (18h às 22h), Sex (16h às 22h) e Sab (9h às 12h)
Onde: Inatel - Av. João de Camargo, 510 - Santa Rita do Sapucaí - MG
Quanto: Entrada gratuita

 

Inatel

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

Telefone +55 (35) 3471-9200

Whatsapp +55 (35) 99951-8800