Você está acessando nosso website pela primeira vez. Nosso site, objetivando permitir, particularmente, uma melhor interação com você, bem como para permitir funcionalidades para melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados, coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies. Para saber mais sobre a coleta de dados/informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Para ver o formulário de contatos você aceita nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Inscrições para o Mestrado em Telecomunicações vão até 16/07

Curso está focado nas pesquisas que irão revolucionar as comunicações sem fio.

O Inatel está com inscrições abertas para o Mestrado em Telecomunicações até 16 de julho. O objetivo do curso é focar as pesquisas em uma área que pode revolucionar o acesso à Internet banda larga no futuro.

fachada_predio_novo_450O Mestrado do Inatel foi criado em 2001 e é reconhecido pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Há várias linhas de pesquisa, como eletromagnetismo, redes de computadores, sistemas de comunicação digital banda larga, sendo todas elas voltadas para atender os desafios para viabilizar a implantação da tecnologia de rádio cognitivo. "Esta é a tecnologia mais promissora para viabilizar os novos serviços de comunicação sem fio", disse o coordenador do curso, professor Luciano Leonel Mendes.

A tecnologia de rádio cognitivo tem um grande apelo para o Plano Nacional de Banda Larga, pois esta solução permite a oferta de serviço de acesso à Internet banda larga em locais de baixa densidade demográfica, podendo chegar a uma área de cobertura de 100 quilômetros.

De acordo com Luciano, o objetivo é utilizar todo o conhecimento em telecomunicações dos docentes do Mestrado do Inatel em ações voltadas para rádio cognitivo, resultando em publicações de grande impacto na sociedade científica. "Estamos empenhados em consolidar a tecnologia de rádio cognitivo no Brasil de forma segura e responsável. Este é o momento de juntar a sociedade científica do Brasil em torno do tema para fazer do Brasil uma referência no exterior, da mesma forma que aconteceu com a TV Digital em 2005", completou Luciano.

Em 2005, o Instituto realizou a primeira transmissão aberta de TV Digital de alta definição do país com tecnologia 100% nacional. O evento fez parte das pesquisas na área de TV Digital, iniciadas dois anos antes.

Inscrições:

Os interessados em se inscrever para o Mestrado em Telecomunicações do Inatel devem acessar o site www.inatel/mestrado. As inscrições podem ser feitas pelo email mestrado@inatel.br ou pessoalmente na Seção de Registros Acadêmicos. As aulas começam no dia 1º/08, de segunda-feira a sábado. Outras informações pelo telefone (35) 3471-9268.


INATEL


O Instituto Nacional de Telecomunicações - Inatel está localizado em Santa Rita do Sapucaí, no sul de Minas Gerais, polo tecnológico conhecido como Vale da Eletrônica. Fundado em 1965, o Instituto é um centro de excelência em ensino e pesquisa na área de Engenharia, e tem se consolidado cada vez mais, no Brasil e no exterior, como um formador de grandes talentos.

Inatel

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

Telefone +55 (35) 3471-9200

Whatsapp +55 (35) 99951-8800