Você está acessando nosso website pela primeira vez. Nosso site, objetivando permitir, particularmente, uma melhor interação com você, bem como para permitir funcionalidades para melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados, coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies. Para saber mais sobre a coleta de dados/informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Para ver o formulário de contatos você aceita nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Inatel participa de eventos sobre tecnologias para pessoas com deficiência

Inatel-SemanaPCD-2011Com o objetivo de contribuir para a integração entre profissionais das áreas de saúde e engenharia, e apresentar as pesquisas desenvolvidas pelo Inatel em Engenharia Biomédica, o Instituto participou em setembro de dois eventos sobre tecnologias assistivas.

Na 18ª Semana da Pessoa com Deficiência de Belo Horizonte, o Inatel expôs em seu estande pesquisas desenvolvidas para melhorar a qualidade de vida e auxiliar no tratamento de pessoas com deficiência. Durante o evento foi realizada também a divulgação do curso de pós-graduação em Engenharia Biomédica e Engenharia Clínica. A pós é oferecida também na capital mineira em conjunto com a Universidade Fumec, sede do curso em Belo Horizonte.

Dentre as pesquisas apresentadas no evento pelo Instituto, destaca-se o Elevador Ortostático Dinâmico. O aparelho é desenvolvido pelo Inatel em parceria com a empresa Usivale e a fisioterapeuta Cláudia Garcez, responsável pelas pesquisas. No equipamento, o paciente fica em pé com o auxílio do elevador, e tem a oportunidade de treinar o andar pelo estímulo vindo do próprio paciente, sem precisar de estímulos externos, como esteira elétrica ou outros. Atualmente a pesquisa é desenvolvida com oito pacientes com lesão medular.

XII Jornada de Engenharia Elétrica e IV Jornada de Engenharia Biomédica

O Inatel também marcou presença na XII Jornada de Engenharia Elétrica e IV Jornada de Engenharia Biomédica, JEELB 2011, realizadas na Universidade Federal de Uberlândia. No evento o professor José Maria Silva Souza ministrou palestra sobre a importância da Engenharia Biomédica. Já a fisioterapeuta Cláudia Garcez falou sobre a aplicação de tecnologias na recuperação de pessoas com deficiência física.

De acordo com a fisioterapeuta, participar do evento foi importante para incentivar a interação entre os profissionais das áreas de saúde e engenharia. "É essencial conhecer a realidade do público que vamos trabalhar, por isso, profissionais da saúde e de engenharia devem vivenciar as necessidades dos pacientes e pensarem juntos a elaboração das soluções", explica Cláudia.

Inatel

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

Telefone +55 (35) 3471-9200

Whatsapp +55 (35) 99951-8800