Você está acessando nosso website pela primeira vez. Nosso site, objetivando permitir, particularmente, uma melhor interação com você, bem como para permitir funcionalidades para melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados, coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies. Para saber mais sobre a coleta de dados/informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Para ver o formulário de contatos você aceita nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Tem início 30ª Fetin

Edição que comemora os 30 anos da Feira Tecnológica do Inatel traz projetos inovadores

inatel_fetin_fapemig_ericsson_27102011_0197Uma luva para deficientes físicos que calcula a distância em que o indivíduo se encontra do objeto, um óculos que controla objetos apenas com o piscar dos olhos, um aparelho controlado por ondas cerebrais e até mesmo um projetor de imagens holográficas. A edição que comemora os 30 anos da Feira Tecnológica do Inatel traz diversos exemplos de projetos que de tão inovadores e empreendedores, surpreendem os visitantes da Feira. A abertura da 30ª Fetin aconteceu no dia 27 de outubro, o evento este ano traz a exposição de 50 projetos e se estende até o dia 29, data em que acontece a premiação dos vencedores das diversas categorias, inclusive dos prêmios temáticos patrocinados por empresas e o prêmio 25 anos FAPEMIG - Inovação tecnológica.

Na cerimônia de abertura, o coordenador da Fetin, professor Bruno de oliveira Monteiro, resumiu o principal objeto do evento: "Proporcionar aos alunos o contato direto com as reais necessidades do mercado, alem de desenvolver o seu potencial criativo, a visão inovadora, a capacidade de trabalho em equipe e o espírito empreendedor".inatel_fetin_fapemig_ericsson_27102011_0182

Inovação e empreendedorismo sintetizam o projeto da aluna, Marília Bontempo. A equipe da estudante do 1ª período de Engenharia Biomédica desenvolveu um projetor holográfico baseado na rotação de lâmpadas de LEDs, chamado de Holo Vision. Marília conta que pretende melhorar cada vez mais o projeto e até mesmo no futuro montar uma empresa de holografia. "A partir da holografia, a gente pode pensar, em países interligados, por meio de aulas com professores que estão em outros países, mas presentes na sala de aula em projeção holográfica", explica.

inatel_fetin_fapemig_ericsson_27102011_0169

 

 

Investir em segmentos da Engenharia Biomédica foi o caminho escolhido pela equipe idealizadora do projeto Eye Sensor. O produto é uma luva que auxilia na locomoção de deficientes visuais. O dispositivo possui dois sensores que emitem ondas que calculam a distância que o indivíduo se encontra do objeto, o mecanismo realiza uma pressão que aumenta ou diminui no punho do usuário, de acordo com a distância com que ele se encontra do obstáculo. O aluno do 7º Período de Engenharia de Telecomunicações e integrante da equipe Bruno Guimarães Moreira, conta que o grupo pretende aperfeiçoar cada vez mais o projeto e no futuro, lançá-lo no mercado. Durante os três dias de evento, cerca de 3000 pessoas devem visitar a Feira. A visitante do CEFET-RJ de Nova Iguaçu Maristela Ciara comenta que na Fetin foi possível ver que tudo o que se aprende na sala de aula tem sentido e que tudo funciona. "Eu percebi que é possível sim fazer a diferença com algo que a gente gosta que é engenharia", afirma.

"Uma atividade como essa traz a oportunidade pro aluno mostrar tudo aquilo que ele aprendeu e mostrar o espírito empreendedor em cima daquilo que ele acredita que pode dar certo", afirma o professor do CEFET-RJ e também visitante da Feira, Valdinei Moraes de Oliveira.

 

 

Inatel

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

Telefone +55 (35) 3471-9200

Whatsapp +55 (35) 99951-8800