Você está acessando nosso website pela primeira vez. Nosso site, objetivando permitir, particularmente, uma melhor interação com você, bem como para permitir funcionalidades para melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados, coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies. Para saber mais sobre a coleta de dados/informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Para ver o formulário de contatos você aceita nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Do Sul de Minas para a Europa: como a educação e o empreendedorismo mudaram a história de uma produtora de café

inatel1 observatorio empreendedores junho 23 2Hosana de Cássia Silva é mineira, nascida e criada no campo, em Santa Rita do Sapucaí. Filha de Maria de Lourdes Silva e João Inácio da Silva, sempre foi o “braço direito” do pai na lavoura. Dia a dia árduo, mas repleto de amor e dedicação. A produção pequena de 20 sacas por ano não garantia o sustento da família. O pai se dividia entre a fazenda e outro trabalho. E Hosana fez o mesmo e foi além. Saiu do campo para a cidade para custear os estudos da filha, Larissa.

Eu não tive condições de estudar. Não que eu não quisesse, mas não tinha condições. E queria que com minha filha fosse diferente!

Hosana, então, procurou uma vaga de trabalho no Inatel, na conservação do campus. E assim, com uma bolsa de estudos, o salário que recebia como colaboradora e também outros serviços em casas de famílias de Santa Rita do Sapucaí, conseguiu ver a filha se formar em Engenharia de Controle e Automação em 2022.

Mesmo estudando, ela me ajudava sempre no cafezal. Depois que curava o café, ela estudava, terminava a aula, ela ia rodar o café no terreiro...Graças a Deus, hoje a minha filha é uma engenheira! É a primeira da família e eu tenho muito orgulho disso!

E foi durante a graduação em Engenharia que Larissa teve a oportunidade de conhecer sobre cafés especiais, pela startup Agrorigem, que foi incubada no Inatel.

inatel4 observatorio empreendedores junho 23 1E uma luz surgiu no nosso caminho, como essa camiseta que ganhei quando trabalhava na conservação do campus. (A mensagem da camiseta diz "Empreendedorismo Universitário: aqui as oportunidades se revelam).

Não foi uma tarefa fácil para Larissa convencer Hosana, que tinha receio de não dar certo. Mas a filha insistiu e Hosana resolveu participar de um Encontro de Café e...não parou mais...Tornou-se cooperada, fez cursos e teve seu "Ouro da rainha" premiado em uma competição. A partir de então, a vida vem mudando. A última produção do cafezal de Hosana foi vendida toda para a Irlanda. O trabalho continua grande, principalmente por estar em uma região montanhosa, o que exige mais da produção. Mas ela está feliz e realizada!

Eu nunca tive vontade de abandonar o campo. Quis proporcionar novas oportunidades para a minha filha. Realizei isso e pela educação e aprendizado mudamos nossas vidas juntas! O meu sonho sempre foi viver na roça e da roça!

CONCURSO DE MELHOR HISTÓRIA
A vitoriosa história de Hosana é finalista do concurso do portal Notícias Agrícolas “Melhor História de um Agricultor”. A votação vai até dia 27 de julho e você pode votar neste link.

Inatel

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

Telefone +55 (35) 3471-9200

Whatsapp +55 (35) 99951-8800