Três professores do Inatel foram selecionados pelo CNPq para receberem Bolsas de Produtividade em Pesquisa no período de 2019 -2022. A bolsa reconhece os pesquisadores com produção acadêmica expressiva e destaque no meio acadêmico e científico, além de fornecer um auxílio mensal em dinheiro e oportunidades exclusivas para participação em editais.
Outra novidade foi a escolha do professor Jorge Ricardo Mejia Salazar para receber a Bolsa Produtividade pela primeira vez. O professor, selecionado como bolsista nível 2, atribui sua escolha ao seu trabalho como orientador, à participação em redes de pesquisa nacionais e internacionais e às publicações de relevância mundial. “Penso que esta bolsa é um reconhecimento pela dedicação e um incentivo para continuar trabalhando duramente no desenvolvimento de minhas pesquisas”, avaliou o professor.
O coordenador de Pesquisa do Centro de Referência em Radiocomunicações - CRR, professor Luciano Leonel Mendes, que é bolsista nível 2 desde 2016, teve sua primeira renovação nesta seleção. Com as duas renovações e a nova bolsa, o Inatel completa cinco bolsas de produtividade em pesquisa, incluindo a dos professores Rausley Amaral e Joel Rodrigues, que foram contemplados em anos anteriores.
A análise do CNPq para a seleção dos bolsistas leva em consideração índices como publicações de artigos em periódicos, somatório do fator de impacto das publicações, publicações em conferências relevantes, número de citações em periódicos, coordenação de projetos e orientações concluídas.