Você está acessando nosso website pela primeira vez. Nosso site, objetivando permitir, particularmente, uma melhor interação com você, bem como para permitir funcionalidades para melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados, coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies. Para saber mais sobre a coleta de dados/informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Para ver o formulário de contatos você aceita nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Acordo com universidade canadense vai fortalecer pesquisas do Inatel em 6G

inatel convenio UQTRO Inatel acaba de firmar um acordo de cooperação científica com a Université du Québec à Trois-Rivières – UQTR, universidade localizada na província de Três Rios, no Canadá. A nova parceria é fruto da interação entre o professor do Inatel, Felipe Augusto Pereira de Figueiredo, e o professor da UQTR, Messaoud Ahmed Ouameur, que por desenvolverem pesquisas em áreas correlatas, iniciaram há alguns anos uma troca de conhecimentos na área de Comunicações sem fio.

O acordo prevê o intercâmbio de alunos para cursos de verão e outros cursos intensivos, além de doutorado sanduiche, oportunidades de co-orientação de trabalhos científicos e possibilidade de submissão de projetos internacionais em conjunto. De acordo com o professor Felipe, o foco principal é estreitar o vínculo entre os cursos Stricto Sensu das duas universidades.

Em declaração conjunta, os professores destacaram os benefícios para ambas as instituições: "A parceria entre o INATEL e a UQTR possibilitará o intercâmbio não apenas de estudantes talentosos de mestrado e doutorado, mas também terá como objetivo atividades de pesquisa para além do 5G. Especificamente, estamos nos concentrando atualmente em algumas tecnologias capacitadoras como superfícies inteligentes e aplicações de machine learning para comunicações sem fio 6G. Nosso objetivo é aumentar a visibilidade de ambas as instituições no cenário de pesquisas em 6G".

O intercâmbio de conhecimentos entre os pesquisadores das duas academias irá refletir no projeto Brasil 6G, desenvolvido por várias instituições de ensino e pesquisa do país, sob coordenação do Inatel e da Rede Nacional de Pesquisa – RNP. Neste projeto, alunos de Mestrado e Doutorado e professores da instituição tem a chance de contribuir com seus estudos.

Inatel

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

Telefone +55 (35) 3471-9200

Whatsapp +55 (35) 99951-8800