Você está acessando nosso website pela primeira vez. Nosso site, objetivando permitir, particularmente, uma melhor interação com você, bem como para permitir funcionalidades para melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados, coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies. Para saber mais sobre a coleta de dados/informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Para ver o formulário de contatos você aceita nossa Política de Privacidade.

Aceitar Não aceitar

Artigo de pesquisadores do Inatel na área de 5G é premiado no IMOC 2021

Conferência internacional de Micro-ondas e Optoeletrônica foi realizada na última semana de outubro

inatel woca premio imoc 2021 1O artigo “Dual-Polarized Vivaldi Antenna Development for a Multi-technology Testbed”, escrito pelos pesquisadores Hugo R.D Filgueiras, Tiago H. Brandão, Lucas O. Veiga e pelo Prof. Dr. Arismar Cerqueira Sodré Júnior, que integram a equipe do Laboratório WOCA, foi eleito o melhor paper de Antenas do IEEE International Microwave and Optoelectronics Conference – IMOC 2021, evento realizado de 24 a 27 de outubro, de forma virtual.

O trabalho consiste no projeto, prototipagem, caracterização e implementação de uma antena capaz de operar em ampla variedade de aplicações, incluindo IoT e 5G. A pesquisa é fruto de um projeto desenvolvido em parceria com a empresa LACE de São José dos Campos, cujo objetivo é o desenvolvimento de antenas aplicadas a câmaras blindadas, anecóicas e over the air (OTA).

inatel woca premio imoc 2021 2O pesquisador Hugo Filgueiras, engenheiro e aluno de Doutorado da instituição, conta que essa foi a terceira vez que participou do evento e que é sempre um desafio por contar com a participação de diversos pesquisadores estrangeiros. “Esse prêmio tem um grande peso para comunidade científica e nós pesquisadores do Inatel! Um prêmio internacional como esse, prova que estamos conduzindo pesquisa de alto nível no segmento de telecomunicações. Tenho muito orgulho de poder divulgar o nome de meu país e de minha instituição no mundo com pesquisas de tanto impacto científico”, destacou.

O IMOC é realizado a cada dois anos pela Sociedade Brasileira de Microondas e Optoeletrônica (SBMO), com apoio do IEEE, e reúne pesquisadores brasileiros e estrangeiros para apresentar os avanços das pesquisas científicas na área. A equipe do Laboratório WOCA participou este ano com nove trabalhos e, além do artigo premiado, outros dois artigos receberam menção honrosa da organização do evento.

Produção científica em alta

As pesquisas envolvendo o acesso convergente ótico e sem fio, foco dos estudos do Laboratório WOCA, estiveram em evidência no mês de outubro. Ao todo, foram 15 artigos científicos apresentados em congressos, sendo 14 deles em eventos internacionais, que ocorreram nos Estados Unidos e no Brasil.

O Coordenador do laboratório, Prof. Arismar Cerqueira, comentou que, mesmo com a pandemia, a equipe conseguiu manter a contribuição científica e tecnológica em um alto patamar. “Foram 55 artigos científicos publicados nos últimos 2 anos, sendo 24 papers em periódicos internacionais de alto fator de impacto. Tamanha contribuição demonstra o compromisso entre resiliência, comprometimento e responsabilidade da equipe de professores, mestrandos e doutorandos do Inatel, a fim de dar continuidade a excelência mesmo em neste difícil momento de saúde pública”, ressaltou.

Inatel

Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel

Campus em Santa Rita do Sapucaí - MG - Brasil

Av. João de Camargo, 510 - Centro - 37540-000

Telefone +55 (35) 3471-9200

Whatsapp +55 (35) 99951-8800