Duas publicações científicas da área de Engenharia Biomédica lançadas recentemente contam com artigos escritos por alunos e professores da instituição, referentes a estudos de Iniciação Científica e Mestrado desenvolvidos nos centros de pesquisa do Instituto.
A publicação open access traz os artigos na integra. Clique na imagem para acessar.
O primeiro artigo remete ao projeto que foi pensando por um ex-aluno, bolsista do Centro, cujo pai perdeu um dos ossos do braço por conta de um câncer. Vendo as limitações do pai, o pesquisador teve a ideia de projetar um exoesqueleto controlado por meio de sinais mioelétricos, que permite fazer o movimento de flexão ou extensão com os braços.
O segundo artigo é referente ao projeto Mão Robótica que prevê a criação de uma prótese de baixo custo, com funcionalidades que permitam aos pacientes realizar movimentos meticulosos por meio da estimulação neuromuscular. O projeto ficou entre os oito melhores do país no BMEBioBrazil, competição de soluções tecnológicas para a área da saúde realizada pela California State University e pelo IEEE LA BEM, no dia 1º de junho, em Curitiba (PA).

Para o professor Filipe Loyola Lopes, que é ex-aluno do curso de Engenharia Biomédica e teve um artigo de sua autoria entre as publicações, essas divulgações são muito importantes porque validam o avanço da Ciência. “Quando submetemos um artigo, ele passa pelo crivo de vários profissionais com vasta experiência na área ou áreas correlatas, então, cada um consegue analisá-lo de perspectivas diferentes. Conseguir a aprovação para participar dessas publicações, mostra que os trabalhos desenvolvidos aqui geram bons frutos, o que é muito importante para nós professores, para os alunos e para a instituição”, destaca.