A indústria 4.0 é o nome dado para a quarta etapa da Revolução Industrial, e mostra como a tecnologia se tornou essencial para garantir que a produção nas fábricas pudesse ser em grande escala e com alto nível de qualidade. A partir da automação e troca de dados com o apoio de computadores e sistemas de rede, as grandes empresas diminuem o custo de mão-de-obra e aumentam a produtividade.
Inteligência artificial, automação e transmissão de dados
Na produção industrial, outro elemento importante é o big data, que é o conjunto de dados obtidos a partir do rastreio de informações de máquinas, que precisam ser processadas e armazenadas com grande velocidade, volume e variedade. O big data permite uma tomada de decisão correta nos processos automatizados.
A Internet das Coisas Industrial (IIoT)
Na indústria 4.0, a Internet das Coisas (IoT), que é o modelo de conectividade entre dispositivos e máquinas por meio da internet, ganhou um novo nome: a Internet das Coisas Industrial (IIoT). O segmento é voltado para as empresas que utilizam, cada vez mais, a tecnologia e conectividade no processo de produção.