CENTRO DE MEMÓRIA
-
O Centro de Memória Inatel - CMI tem como missão captar, organizar, preservar, conservar e disponibilizar os acervos documentais, sobretudo institucional, da cidade de Santa Rita do Sapucaí e região. Assim como promover ações de caráter multidisciplinar para a pesquisa, a extensão e a difusão da memória.
Vinculado ao Instituto Nacional de Telecomunicações - Inatel, é um espaço para preservação e guarda da memória institucional, tem como objetivo promover e integrar estudos e pesquisas interdisciplinares voltados à reconstrução da memória histórica e sociocultural de Santa Rita e região. Para a realização desse trabalho, o Centro conta com acervos documentais e bibliográficos, cuidando, ainda, de sua organização, preservação, conservação e divulgação.O Centro de memória do Inatel está cadastrado no CONARQ - Conselho Nacional de Arquivos e adota a Norma Brasileira de Descrição Arquivística (NOBRADE), possuindo um Código de Entidade Custodiadora de Acervos Arquivísticos (CODEARQ), tornando possível a identificação de cada entidade custodiadora de acervos arquivísticos no Brasil, conforme a Resolução nº 28 do CONARQ, de 17 de fevereiro de 2009, que recomenda aos órgãos e entidades integrantes do Sistema Nacional de Arquivos (SINAR). O CODEARQ tem como finalidade identificar de modo único a instituição custodiadora de acervo arquivístico. Seu objetivo é intercambiar informações em âmbito nacional e internacional.
Fonte: Conselho Nacional de Arquivos - https://www.gov.br/conarq/pt-br.
Dados do Centro de Memória do Inatel está disponível em: https://www.gov.br/conarq/pt-br/servicos-1/consulta-as-entidades-custodiadoras-de-acervos-arquivisticos-cadastradas/entidades-custodiadoras-no-estado-de-minas-gerais/instituto-nacional-de-telecomunicacoes-inatel.
Horário de Funcionamento:
De Segunda a Sexta das 9h às 11h e das 14h às 17h
Contato:
Telefone: (35)3471-9554
E-mail: centrodememoria@inatel.br